
Ratos.... Standard ou Dumbo
Nossas recomendações são para Petzinhos, não para animais em Reprodução
Considerações
Se é a primeira vez que você vai criar Ratos, dê preferência a uma dupla do mesmo sexo, ou machos ou fêmeas..... nunca queira começar reproduzindo, porque logo você estará com 12, 24, 36 ratos e sem saber o que fazer com eles...... Muitas pessoas não gostam dos ratos como Pet por causa do rabo e alguns Pet Shop nem aceitam, mesmo se for doação.
Pesquise bastante a respeito do seu Petzinho, antes de adquiri-lo, veja quais as melhores acomodações, forração, alimentação, companhia, doenças e etc.......
Alojamento
Como os ratos devem ser criados em duplas e são Petzinhos que crescem bastante e necessitam se movimentar bastante, recomendamos Viveiros de Calopsita reformados com andares e redinhas ou Gaiolas feitas de telas aramadas (só que se forem filhotes pequenos vai precisar envolver a gaiola com tela de pinteiro para que eles não fujam) ou Gaiolas para Furão ou Chinchila (são caras), Aquários, só se forem grandes (apartir de 100L) e com tampa de tela aramada. E todos os ambientes com bastante objetos interativos, redinhas, túneis, escadas, uma bandeja com areia de gato como banheirinho, bebedouro de pingo e comedouro com peso.
Forração
Os ratos, nem todos, usam banheirinho. Geralmente se usa areia de gato a base de argila, sem cheiro e se for colocar forração no ambiente em que eles vivem, pode-se usar serragem.
Alimentação
Recomendamos a ração extrusada LABINA ou EquilíbRato e adicionalmente um mix próprio de sementes de consumo humano (Esta é uma receita básica de um Mix> 100g de arroz, 100g de aveia, 100g de flocos de milho sem açúcar, 100g de gergelim, 100g de grão de bico, 100g de lentilha, 50g de linhaça dourada, 100g de painço, 50g de quinoa, 100g de trigo em grão, 100 de sementes de abóbora. Couve, cenoura sempre em pequenas porções. Milho crú na espiga. Como proteina, tenebrios ou grilos ou baratas ou pedacinhos de frango cozido só na água sem sal (tem outras opções). Água em bebedouros de pingo, que não vazem e comedouros com peso.

Labina
Manuseio
Os ratos são uns dos Petzinhos mais gentis e amorosos que existem se vierem de bons criadores. Adoram serem mimados, acariciados, levados no ombro etc.... mas para isso devem ser bastante manuseados, interagindo bastante com seus donos. Existe a possibilidade de ocorrerem mordidas, mas é uma coisa rara, só evite pega-los com cheiro de comida na mão e sempre tente ensinar o seu rato vir a sua mão quando VC coloca-la dentro do viveiro, em vez de agarra-lo para tira-lo..... use petiscos, semente de abóbora etc.....
SE pegar um rato novo, deixe ele separado por pelo menos 1 semana, como preventivo de QUARENTENA e quando for apresenta-lo, coloque-os juntos num ambiente neutro e controlado e vá apresentando aos poucos, mas geralmente não tem problemas.
Reprodução
Não recomendamos reprodução caseira, principalmente se seus ratos foram comprados de Pet Shop, 90% dos casos são animais consaguineos. PENSE MUITO, PENSE MAIS UM POUCO e PENSE MAIS AINDA antes de adquirir e reproduzir um casal. E se mesmo assim for fazê-lo, procure um criador de confiança e adquira seus reprodutores dele.
Doenças
Esteja sempre atento ao comportamento do seu Petzinho. Deixou de comer, beber, parou de brincar..... comece a se preocupar. Como são animais de pequeno porte, algumas doenças evoluem muito rápido. Então saiba qual veterinário de Exóticos mais perto de sua casa e qual o preço da consullta. Lembre-se somos responsáveis por aqueles que criamos.


