Cuidados Básicos: Meriones (Gerbil / Esquilo da Mongólia) - 5a Parte (Apresentação).
- Nina Pets Roedores
- 6 de set. de 2016
- 2 min de leitura
Nossas recomendações são para Pet e não para animais reprodutores. Leia com isso em mente.
Pesquise bastante a respeito do seu Petzinho antes de adquiri-lo, veja quais as melhores acomodações, forração, alimentação, companhia, doenças e etc...... Lembrem-se que em relação ao Ser Humano eles vivem pouco.... vamos dar qualidade de vida para eles.

APRESENTAÇÃO
Um assunto muito importante e preocupante, por isso sempre recomendamos, se der, adquira seu par de gerbils que já convivam juntos (mesmo sexo hein), porque se você comprar um e mais tarde comprar outro.... ou se um dos gerbils falece e você vai precisar de outro para formar o par, será preciso fazer APRESENTAÇÃO.
O Gerbil tem uma veia selvagem e territorialista, seu habitat é seu território, por isso a introdução de um novo membro, ocasionará brigas e hostilidades, que até podem ser fatais se não forem separados a tempo. Por isso a importância da APRESENTAÇÃO.
Cada criador tem o seu próprio método. Já usei gaiolas próximas, uma ao lado da outra e agora utilizo uma caixa estilizada para apresentações. O principal, que eles não consigam enfiar as patinhas ou o rabo através das grades para não acontecer acidentes (mordidas).
Uma gaiola ao lado da outra ou uma caixa organizadora com tela no meio ou uma caixa organizadora grande e uma gaiola dentro (métodos de apresentação).
Apenas forração (idealmente papel higiênico sem cheiro ou papel toalha picados), comida e água (nada mais para distrair os gerbils do objetivo principal que é conhecer e se acostumar com o cheiro um do outro)
Não se apresentam fêmeas grávidas ou que estejam amamentando.
Não se apresentam animais que já estejam feridos.
Troque-os quantas vezes der durante o dia.
Faça isso por pelo menos uma semana, o segredo de uma apresentação tranquila e sem stress é paciência. Não tente apresenta-los cedo demais. As vezes uma apresentação leva de uma semana a 1 mês para ser concluída com sucesso. Sempre trocando-os de lugar.
Quando achar que eles já estão acostumados com o cheiro um do outro, parta para o passo seguinte, juntá-los num ambiente neutro.
No meu caso, eu apresento num ambiente pequeno e fácil de controlar, com luvas nas mãos, coloco alguns rolinhos de papel higiênico e um pouco de comida e vou observando.
Tente não separá-los na 1ª tentativa de briga, se necessário distraia-os afastando-os com a luva, se observar que um ou outro formou com o corpo um C interfira na mesma hora afastando-os novamente. Se durante 30 minutos a 1 hora eles ficarem juntos sem brigarem e começarem a procurar comida etc, siga adiante.....
Coloque-os no ambiente definitivo, ainda sem casinha ou brinquedos ou acessórios que os distraiam, apenas forração, água e comida e continue observando. Se depois de 1 hora, estiver ok.... afaste-se, saia do ambiente e de 30 em 30 minutos verifique-os. Parabéns, você conseguiu apresentar com sucesso seus gerbils, no dia seguinte pode colocar os acessórios que quiser no ambiente.
Ao fazer a troca da forração e limpeza da gaiola, sempre guarde o ninho, para que o cheiro deles permaneça no ambiente, de preferência não passe nenhum produto na gaiola.
Continua....
Comments