Cuidados Básicos: Meriones (Gerbil / Esquilo da Mongólia) - 6a Parte (Reprodução).
- Nina Pets Roedores
- 8 de set. de 2016
- 4 min de leitura
Nossas recomendações são para Pet e não para animais reprodutores. Leia com isso em mente.
Pesquise bastante a respeito do seu Petzinho antes de adquiri-lo, veja quais as melhores acomodações, forração, alimentação, companhia, doenças e etc...... Lembrem-se que em relação ao Ser Humano eles vivem pouco.... vamos dar qualidade de vida para eles.

REPRODUÇÃO
Não somos a favor da reprodução caseira, sem estudos e sem cuidados, colocando em risco a vida da fêmea e dos filhotes, MAS como acaba acontecendo e quase todos os dias lemos ou ouvimos pedidos de socorro, vamos dar umas dicas básicas sobre o assunto.
Primeira questão, não seja pegue de surpresa, estude, informe-se, prepare-se, leia bastante. Saiba dos riscos e dos perigos para a gestante e os filhotes. Do aumento do custo na alimentação e em alojamentos. E se depois de tudo isto estiver decidido, continue lendo.....
A melhor estratégia é adquirir um casal já formado de um Criador sério e responsável que não venda animais consanguíneos, ou que faça a apresentação dos filhotes para você, mas se não conseguir isso, adquira o macho num local e a fêmea noutro e faça a APRESENTAÇÃO, nesse caso, o ideal é que o macho seja um pouco mais velho e a fêmea um pouco mais nova (mas que já esteja com 5 meses).
Gaiolas não são muito boas para a criação de um casal e como maternidade. Seria bom que providenciasse uma caixa organizadora e nela acoplasse a gaiola. Desde o início dê uma alimentação reforçada para o casal, sementes oleaginosas, pedacinhos de couve 3x por semana, tenébrios (proteína animal) 2x por semana. Coloque 1x por semana, 2 gotas de vitamina líquida na água do casal (Roevit ou Vitagold). Tudo isso para que a fêmea consiga produzir leite suficiente e tenha filhotes saudáveis.

Alimentação deficiente é muitas vezes responsável pela mortandade dos filhotes ao nascerem, são comidos pelos pais ou a mãe não tem leite suficiente para supri-los.
[if !supportLists]· A gestação dura normalmente 21 dias, mas as vezes, excepcionalmente, pode durar 30 dias.
[if !supportLists]· Nos últimos dias, a fêmea terá um formato de pera.
[if !supportLists]· Se você tem certeza da data da cruza, com 18 dias troque a forração (lembrando-se de deixar uma parte do ninho antigo) e coloque bastante material para o novo ninho, feno, papel higiênico picaco sem cheiro ou papel toalha. Deixe o casal a vontade.
[if !supportLists]· Geralmente os filhotes nascem durante a noite ou pela manhã, em pequenos intervalos. Pode nascer apenas 1 filhote ou 2, ou 5, 6 ou 8.
[if !supportLists]· Nas primeiras 12 horas, principalmente se a mãe for marinheiro de primeira viagem, os filhotes ficarão espalhados e aparentemente abandonados, isso porque a fêmea entrará no cio e ela e o macho vão cruzar novamente. Não se desespere, apenas aguarde que passe esse período. Se a fêmea estiver sozinha, ela só ficará agitada e cavoucando os cantos.
[if !supportLists]· Aumente a oferta de comida e que sempre tenha água no bebedouro. Fêmeas com 1ª ninhada são mais ansiosas e atrapalhadas, mas geralmente se saem bem, se você fez tudo direitinho.
[if !supportLists]· RELEMBRANDO: Pedaços de folha de couve 4x por semana, tenebrios 2x por semana, feno de alfafa e um pouco de ração de GATO (não cachorro). Ração extrusada de qualidade (veja no tópico do blog sobre Alimentação). Bebedouro sempre cheio. Bastante material para o ninho. Paz e tranquilidade para o casal ou a fêmea.
[if !supportLists]· Fêmeas com 1 ou 2 filhotes tem mais dificuldade em produzir leite.
[if !supportLists]· Acidentes acontecem, os filhotes podem ser pisados de tal maneira que morrem de hemorragia interna, poderão ser comidos se o casal estiver com algum déficit nutricional ou se tiverem algum problema congênito detectado pela mãe, mas geralmente os gerbils são excelentes pais. Filhotes que morreram de causas naturais podem ser devorados pelos pais para manter o ambiente limpo.
[if !supportLists]· Os gerbils não tem problema em relação a pegarem os filhotes com a mão, contanto que esteja limpa e sem cheiro. Mães de 1ª viagem podem ser mais stressadas em relação a isso, mas não comerão os filhotes.... devolva-os sempre ao ninho.
[if !supportLists]· No 7º dia já dá para identificar a coloração do filhote, após esse dia vai se intensificando a pelagem.
[if !supportLists]· Entre 17 a 20 dias, os olhos vão começar a se abrir.
[if !supportLists]· Com 21 dias, eles começarão a mordiscar e a comer a comida dos adultos, na verdade depois de 10 dias de nascidos comece a deixar a comida na forração. Lembre-se de deixar o bebedouro numa altura em que o filhote o alcance em pé.
[if !supportLists]· Cuidado ao manusear os filhotes, eles são rápidos e suicidas (rs).
[if !supportLists]· Entre 25 e 27 dias os filhotes já estarão desmamados, mas o ideal seria deixa-los mais tempo com os pais para que eles aprendam “a ser gerbils”, os filhotes se “espelham” nas atitudes dos pais... mas vai depender do ambiente em que eles estão vivendo, porque se nascer uma nova ninhada o espaço ficará crítico... mas tente deixa-los com os pais até os 35-45 dias.
[if !supportLists]· NUNCA deixe a fêmea ter 3 prenhez seguidas, antes do nascimento da 2ª ninhada, tire o macho com os filhotes machos da 1ª ninhada e deixe a fêmea com os filhotes fêmeas. Embora algumas fêmeas, consigam controlar quantas vezes vai ter filhotes, mas nem todas fazem isso.
[if !supportLists]· Quando for juntar o macho com a fêmea vai ser preciso apresenta-los novamente (Leia o Tópico Apresentação no Blog)
[if !supportLists]· Com 55 dias se ainda estiver com os filhotes, separe-os em 02 colônias, uma de machos e outra de fêmeas.
[if !supportLists]· Você é responsável por essas novas vidinhas, providencie bons donos. Se ver que não tem procura, separe logo o casal para não acabar com 16, 20 ou 30 gerbils na mão.
Desde 2014 reproduzimos e vendemos Gerbil, Hamster Anão Russo e o Rato Standard e agora o Dumbo. Animais mansos, saudáveis e de excelente genética.
Nosso site - http://ninapetsroedores.wixsite.com/ninapetsroedores
Instagram – https://www.instagram.com/ninapetsroedores/
Twitter - https://twitter.com/Nina_PetsRoedor
Nosso email - mailto:ninapetsroedores@gmail.com
Nosso canal no Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCOpVbNeylfudcprzN-qDxpg
Agora também com Hamster Sírio.
Comments